A imagem tradicionalmente natural e nutritiva dos produtos lácteos continua sendo um fator-chave, de acordo com Top Trends in Dairy 2021 da Innova Market Insights. Isso apesar do desafio representado pelo crescente interesse em dietas baseadas em vegetais e preocupações ambientais e problemas éticos.
Preocupações da Covid-19 geram interesse da resposta imune
As principais tendências relacionadas à saúde entre as dez primeiras, com uma influência particularmente positiva sobre os laticínios, são lideradas pela 5ª tendência das dez principais 2021 do Innova “Em sintonia com o imunológico”.
A ansiedade contínua proveniente da Covid-19 está levando os consumidores a priorizar o sistema imunológico. A Pesquisa de Consumo de 2020 da Innova indicou que 54% dos consumidores globais afirmaram ter passado um tempo se instruindo sobre ingredientes que poderiam melhorar sua saúde imunológica.
Produtos lácteos, como iogurte e bebidas fermentadas, há muito tempo são associados à saúde imunológica, em grande parte como resultado do desenvolvimento e da disseminação de probióticos. Mais recentemente, também aumentou o interesse nos benefícios imunológicos dos antioxidantes e no maior uso de extratos de frutas, ervas e especiarias para dar sabor e função.
Alcançando equilíbrio com soluções completas
A influência do #6 Top Ten Trend 2021 do Innova, “Nutrition Hacking”, também pode ser vista nas principais tendências em laticínios. Quatro em cada cinco consumidores globais disseram acreditar no progresso em alimentos e bebidas por meio da ciência. Os desenvolvimentos estão se concentrando na melhoria da nutrição, aproveitando a tecnologia e equilibrando dietas.
Tradicionalmente, as alegações populares incluíam alto teor de proteína para o consumidor amante de proteínas, rico em fibras para a saúde digestiva ou reduzido em açúcar para peso e saúde geral. No entanto, isso agora está evoluindo para soluções mais completas e equilibradas. Produtos como bebidas lácteas que oferecem nutrição “avançada” ou “completa” estão aproveitando o melhor dos dois mundos para opções naturais e baseadas na tecnologia.
Melhorando o humor
Outra grande tendência em laticínios é “Mood: The Next Occasion.” As preocupações com a saúde mental são mais significativas do que nunca. De acordo com a OMS, a depressão pode ser a doença líder em todo o mundo até 2030 se nenhuma ação for tomada. O P&D relacionado ao humor está crescendo rapidamente, com o uso crescente de declarações na embalagem relacionadas a plataformas específicas.
Calmante/relaxante e aumento de energia são as plataformas mais estabelecidas, enquanto a promoção do sono ainda é um nicho, mas supostamente crescendo a partir de uma base menor e mostrando potencial para mais inovação. O uso de extratos de ervas adaptogênicas para combater os efeitos mentais e físicos do estresse também está tendendo a aumentar o interesse por um bem-estar mais holístico.
“Há claramente um potencial contínuo para o mercado de laticínios”, disse Lu Ann Williams, diretor de inovação da Innova Market Insights. “Continua sendo um dos setores de alimentos mais valiosos do mundo, com uma imagem saudável, nutritiva e versátil e com potencial de valor agregado contínuo. No entanto, a luta recente com à Covid-19 e um ambiente de consumidor geralmente mais difícil pode ser um desafio.”
Fonte: Milk Point.