Sistema FIEP

Acesse a REVISTA FIEP

CONHEÇA AS SOLUÇÕES DO SISTEMA FIEP

• O Sistema Fiep é composto pela Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), pelo Sesi (Serviço Social da Indústria), pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e pelo IEL (Instituto Euvaldo Lodi).
Nossa missão é aumentar a competitividade da indústria paranaense e torná-la ainda mais sustentável. É por isso que assumimos o compromisso de entregar os melhores serviços para promover a eficiência e a produtividade do setor, com o apoio e a experiência dos mais renomados parceiros internacionais – como a ONU e o Instituto de Tecnologia de Massachusetts.
Só no Sistema Fiep você encontra soluções integradas para suas necessidades nas áreas de educação, tecnologia, inovação, representatividade, internacionalização e muito mais. + SOLUÇÕES EM EDUCAÇÃO Sesi, Senai e IEL • EDUCAÇÃO BÁSICA SESI Colégio Sesi – Ensino Infantil (parcial e integral), Fundamental, Médio e Internacional. EJA – Educação de Jovens e Adultos. • EDUCAÇÃO CONTINUADA SESI Palestras e cursos de carga horária variável destinados a quem deseja se atualizar e adquirir novos conhecimentos.
Aperfeiçoamento e complementação da formação profissional e pessoal em diversos temas, como Segurança e Saúde no Trabalho, Alimentação Saudável, Atividade Física, Responsabilidade Social, Cultura, Educação e Gestão.

Acesse: sesipr.com.br/para-voce/educacao

• EDUCAÇÃO EXECUTIVA IEL – O IEL oferece, por meio da Escola de Gestão, programas de educação executiva que possibilitam a capacitação de gestores de empresas. São cursos, workshops e palestras nas áreas de Gestão e Negócios, Finanças, Marketing e Vendas e Recursos Humanos. Podem ser realizados nas modalidades aberta, in company ou customizados, atendendo às necessidades das organizações.

Acesse: ielpr.com.br

• EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA SENAI Cursos profissionalizantes, com foco na atuação industrial em diversos setores da indústria, e cursos in company, que são desenvolvidos de acordo com a necessidade da sua empresa. – Aprendizagem industrial – profissionalização de jovens – Iniciação profissional – preparação para funções básicas de uma profissão – Qualificação profissional – novas competências para profissionais – Aperfeiçoamento profissional – atualização de competências – Conhecimento prático – para entrar no mercado de trabalho

Acesse: senaipr.com.br

• EDUCAÇÃO SUPERIOR SENAI E IEL Ofertada pela Faculdade da Indústria Senai, com foco nas áreas tecnológicas da indústria, e ofertada pela Faculdade da Indústria IEL, com foco em áreas relacionadas à gestão empresarial. – Graduação – Pós-graduação + SOLUÇÕES EM SEGURANÇA E SAÚDE PARA A INDÚSTRIA Sesi

• CONSULTORIAS Passivos Trabalhistas, Gestão do Absenteísmo, Gestão do FAP – Fator Acidentário de Prevenção/ NTEP- Nexo Técnico Epidemiológico, eSocial, Normas Regulamentadoras, Promoção da Saúde, dentre outras.

• LAUDOS TÉCNICOS Laudos de Insalubridade, Periculosidade, LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais no Trabalho e LTCAT para Menor Aprendiz.

• AVALIAÇÕES QUANTITATIVAS DE AGENTES AMBIENTAIS Avaliações para verificação da exposição efetiva aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação destes.

• PROGRAMAS DE SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO PPRA, PCMSO, PCMAT, PPPA, PPR, PGR. – Vacina contra gripe – Cursos de CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Acesse: sesipr.com.br/para-empresas/seguranca-e-saude-no-trabalho

• CARTÃO VIVA + O cartão é uma ferramenta flexível de gestão de benefícios que possibilita aos trabalhadores e seus dependentes, acesso a consultas e exames médicos, serviços odontológicos, descontos em medicamentos, compra de produtos na rede credenciada e outros benefícios customizados de acordo com a necessidade da indústria, tudo com a tranquilidade do desconto em folha de pagamento.

Acesse: sesipr.com.br/cartaovivamais-pr

• CUIDE-SE + Programa que leva o bem-estar para o trabalhador da indústria paranaense por meio da prevenção e da educação, através do estímulo à adoção de hábitos saudáveis e da realização de exames clínicos periódicos. Os eixos são: Prevenção do Câncer, Alimentação Saudável, Prevenção do Uso de Álcool e outras Drogas, Prevenção de Acidentes de Trabalho, Estímulo a Atividades Físicas, Prevenção de Doenças Crônicas, Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Saúde Mental.

Acesse: sesipr.com.br/cuide-se-mais

• SOLUÇÕES EM TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Senai Estrutura completa para atendimento aos desafios da indústria por meio do Centro Internacional de Inovação para temas voltados à gestão da inovação, um Instituto de Inovação em Eletroquímica e sete Institutos de Tecnologia (Alimentos e Refrigeração, Celulose e Papel, Construção Civil, Madeira e Mobiliário, Metalmecânica, Meio Ambiente e Química, Tecnologia da Informação e Comunicação), com foco em consultorias tecnológicas, serviços relacionados à metrologia industrial e também em PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Acesse: senaipr.com.br/empresas

• CENTRO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS – CIN A Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), oferece os melhores serviços e assessorias para o processo de internacionalização de negócios com o objetivo de aumentar a competitividade no mercado nacional e internacional. O CIN promove feiras e missões empresariais, cursos e capacitações e encontro de negócios com temas atuais e inovadores. Empresas filiadas aos sindicatos da Fiep têm desconto exclusivo.

Acesse: cinpr.org.br

• CADASTRO DAS INDÚSTRIAS É uma ferramenta que facilita a prospecção das relações comerciais com informações úteis para o empresário investidor que deseja expandir seus negócios. Editado pelo CIN/PR, o Cadastro é atualizado anualmente, tornando-se fundamental para a geração de novos negócios e a promoção das indústrias paranaenses no Brasil e no exterior. Com o Cadastro, você tem acesso a informações de mais de nove mil indústrias paranaenses, de forma organizada e catalogada, além de realizar busca de dados por razão social das indústrias, número de funcionários, setor de atividade, produtos, entre outros.

Acesse: cinpr.org.br

• SOLUÇÕES EM REPRESENTATIVIDADE INDUSTRIAL E SINDICAL Fiep A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) trabalha em conjunto com os sindicatos do setor produtivo pelo desenvolvimento do setor industrial do estado. Para manter as indústrias paranaenses competitivas e fortalecidas, realiza ações pautadas pela análise dos cenários econômicos, político e social e as necessidades do setor. A Fiep também apoia o crescimento sustentável das indústrias e atua na interlocução com as instâncias de poder público, atendimento jurídico e defesa de interesses conjuntos, consultoria sobre linhas de crédito, encontro de negócios para parcerias comerciais nacionais e internacionais e desenvolvimento de programas de fortalecimento da base sindical.

• CRÉDITO E FINANCIAMENTO A Fiep possui uma área de fomento com o objetivo de orientar o empresário no acesso ao crédito mais adequado para o seu negócio. Por meio de parcerias com agentes financeiros, aproxima os interesses do empresário e proporciona novas alternativas de negociação. Além disso, a Fiep é representante do Posto de Informações Fiep/ BNDES, que permite ao empresário obter informações adequadas para alavancar sua empresa e conquistar seus objetivos.

Acesse: fiepr.com.br/credito

• CARTÃO BNDES As indústrias de todo o Brasil, consideradas de micro, pequeno e médio porte, com faturamento bruto anual de até R$ 90 milhões, contam com os benefícios do Cartão BNDES. O Cartão busca financiar de forma ágil e simplificada os investimentos das MPMEs, tendo como condições os seguintes itens: – Disponível para empresas com faturamento de até R$ 90 milhões; – Solicitação por meio do portal www.cartaobndes.gov.br; – Participação do BNDES de até 100% da compra; – Limite de crédito de até R$ 1 milhão, por banco emissor; – Prazo de pagamento: de 03 a 48 prestações mensais fixas. Mais de 400 mil itens estão disponíveis para serem financiados por meio do Cartão BNDES, como máquinas e equipamentos, embalagens, móveis, veículos utilitários, computadores e software. Para solicitar o cartão, é preciso que a empresa possua conta corrente em um dos bancos emissores, esteja em dia com as obrigações fiscais, previdenciárias e com a legislação ambiental e possua cadastro no Portal de Operações do Cartão BNDES.

Acesse: iepr.com.br/credito

• LOGÍSTICA REVERSA O objetivo principal da Logística Reversa é reinserir os resíduos do pós-consumo em novos ciclos produtivos. Tal conduta preserva o meio ambiente e a vida, pois além de retardar a ocupação de aterros sanitários, diminui a extração de matérias-primas. Saiba como o Sistema Fiep ajuda as empresas paranaenses a se enquadrarem na Política Nacional de Resíduos Sólidos e a estruturarem um Sistema de Logística Reversa.

Acesse: fiepr.com.br/logisticareversa

• PROGRAMA DE MELHORIA DA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL O Programa reúne as melhores práticas e projetos para dar uma resposta rápida às indústrias paranaenses e fomentar o desenvolvimento, com ações de curto, médio e longo prazo, estruturados nos seguintes eixos:

• Incentivo Editais de apoio que estimulam a competitividade e a produtividade das indústrias com rápidas intervenções e diversas consultorias

• Capacitação Cursos e palestras que promovem temas relevantes como saúde e segurança no trabalho, negociações coletivas sindicais, sistema tributário, eficiência energética e impactos do eSocial.

• Internacionalização Apoio constante às empresas que desejam entrar no mercado internacional com consultorias, missões, estudos de mercado e encontros de negócios.

Acesse: fiepr.com.br/competitividade

• INFRAESTRUTURA PARA NEGÓCIOS Sistema Fiep O Centro de Eventos Sistema Fiep oferece uma estrutura completa que permite diversificação na realização de eventos de diferentes portes e características. O espaço atende aos mais variados segmentos na área de congresso, intercâmbio de negócios, colação de grau, exposições, feiras, workshops, eventos culturais e sociais. Além disso, o Centro de Eventos possui uma infraestrutura completa, com recursos tecnológicos e serviços que garantem conforto e segurança. A indústria paranaense tem desconto exclusivo na locação.

Acesse: centrodeeventosfiep.com.br